quinta-feira, 2 de novembro de 2017

GUIA DE LEITURA _ Jo Nesbo e Harry Hole



Quando você pensa em histórias de detetives sempre lembra dos personagens clássicos: Sherlock, Marlowe, Poirot, Espinosa, Miss Marple.

Eles conseguem ser tão convincentes em suas excentricidades, inteligência, astúcia, defeitos e qualidades que já foram confundidos com pessoas reais e algumas vezes o nome de seu criador nem é lembrado.

Quando Arthur Conan Doyle matou Sherlock Holmes no conto “O problema final”, nunca imaginou que seus leitores ficariam tão revoltados com a morte do personagem. O escritor era abordado na rua e recebia cartas e mais cartas pedindo uma explicação sobre a morte prematura de Holmes. A verdade era que Doyle estava cansado do personagem e escrever somente sobre o detetive restringia sua criatividade. Chegou a dizer para sua mãe: “Sherlock  priva minha mente de coisas melhores” (?!?)

Não adiantou.
O criador virou escravo de sua criatura e Doyle teve que “ressuscitar” Sherlock.

Será que acontecerá o mesmo com Jo Nesbo e seu detetive Harry Hole ? 
O próprio escritor já declarou que um dia terá que dar fim ao personagem e não vai ter volta. Ele disse isso na época do lançamento do oitavo livro:“O leopardo” mas até agora, já estamos no décimo primeiro livro da saga e Harry Hole ainda está vivo.



GUIA DE LEITURA >>>

Quem é Harry Hole ? 
Posso começar a ler “Boneco de Neve” antes dos outros livros ? 
Existe uma ordem de leitura? 

Estas eram as perguntas que eu mais respondia na época em que trabalhava na livraria.
O publico leitor de suspense já estava cansado da mesma receita usada nos romances policiais americanos: investigação, ação/porrada, desfecho sem graça e previsível. E começa a mudar seu gosto depois que passa a ler e conhecer os escritores escandinavos: Mankell, Indridason, Lackberg e Larsson. Autores que trouxeram um estilo de escrita mais lento, descritivo, tramas mais elaboradas, personagens complexos e mortes ultraviolentas. Jo Nesbo consegue misturar o melhor dos dois mundos: ação e porrada com a as tramas elaboradas e mortes violentas. E cria o detetive mais carismático, problemático, alcoólatra e sangue nos olhos da literatura   

Vamos as respostas :

Harry Hole é uma mistura de muitos detetives da literatura e da televisão também.Mas se for para comparar, ele é a versão hardcore de Philip Marlowe; personagem criado por Raymond Chandler na década de 1940.

Harry é o típico detetive galã decadente, fuma, bebe muito, muito mesmo! Tem poucos amigos, uma namorada que já o dispensou algumas vezes e vários fantasmas que o assombram. Mas é o melhor detetive da Noruega e o único que consegue entender e desvendar os crimes mais violentos.

A escolha do ator Michael Fassbender para encarnar o personagem nas telas foi o mais acertado da história do cinema. As características de idade e porte físico são as mesmas de Harry Hole. E se o primeiro filme for um sucesso, Fassbender vai interpretar o detetive por um bom tempo.Vamos esperar!

Posso ler “Boneco de Neve” antes dos outros livros ?

Sim ! Pode ler sem problema.
Nesse livro as características do personagem estão bem definidas. Ao longo da história vamos descobrir que Harry é um cara amargurado e desconfiado. Que não está mais com o grande amor de sua vida e tem umas “tretas” com alguns colegas de trabalho.Também descobrimos o quanto seu alcoolismo pode prejudicar e as vezes até ajudar (?) nas investigações. O livro possui as mortes mais bizarras e insanas que você irá ler em um romance policial.

Na maioria dos livros de suspense você tem duas ou três “viradas” na história. A “virada” é aquela hora que você já juntou todas as pistas, prestou atenção em todos os detalhes e já sabe até quem é o assassino....só que não !!! Jo Nesbo sempre dobra esse numero em praticamente todos os seus livros. Genial.


Existe uma ordem de leitura, posso começar por qualquer livro?

É interessante começar pelo primeiro:“Morcego” 
Mas não é necessário.
Todos os livros antes de “Boneco de Neve” possuem histórias independentes.Você vai entender perfeitamente o que está acontecendo na trama. Existem referencias de casos passados mas não são spoilers e Nesbo sempre tem o cuidado de reapresentar os personagens que fazem parte da vida do detetive e apareceram nos livros anteriores.

Depois de “Boneco de Neve”, Nesbo começou a conectar mais as histórias tanto que os livros “Leopardo” e “Fantasma” seguem quase como uma seqüência e “Policia” só quem já leu pelo menos uns cinco livros da série vai entender a trama.

A editora Record nunca seguiu a ordem de lançamentos dos livros da saga Harry Hole.
Os primeiros livros faziam parte da antiga Coleção Negra: “Garganta Vermelha” e “A casa da dor”, terceiro e quarto livro respectivamente. 
“A estrela do diabo” e “O redentor” você pode ter a sorte de encontrar em algumas livrarias e sebos: mas por enquanto todos estão esgotados na editora. Provavelmente com a estréia do filme estas edições serão relançadas com novas capas e poderemos completar nossas coleções.

EXTRA >>>  Book trailer do Boneco de Neve  


Jo Nesbo e sua pequena estante de livros